Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 de out. de 2008

O Rosário Meditado

O Rosário Meditado

por Dom Fernando Arêas Rifan.
Bispo Administrador Apostólico - Adm Apost. São João Maria Vianey


Introdução
Atendendo ao novo incentivo dado pelo Santo Padre o Papa à oração do Rosário, na sua Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, que comemora os cento e vinte anos da Encíclica Supremi Apostolatus Officio de SS. Leão XIII, o papa do Rosário, apresentamos este Rosário Meditado, como método para melhor "contemplar com Maria o rosto de Cristo"

(n.3)*.Nota: Os números entre parênteses são da Carta Apostólica do Papa.


Com efeito, a contemplação ou meditação é a alma do Rosário, "oração marcadamente contemplativa" (n. 12) e sem ela, ele seria um corpo sem alma. E como, hoje sobretudo, temos "necessidade de um cristianismo que se destaque principalmente pela arte da oração", o Santo Rosário meditado servirá para transformar cada vez mais nossas comunidades em "autênticas escolas de oração" (n. 5).



O Rosário "concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica da qual é quase um compêndio... Com ele, o povo cristão freqüenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor" (n.1).Seguindo as sugestões do Santo Padre, neste Rosário Meditado, além da inserção dos Mistérios Luminosos, já contemplados também por São Luiz Maria Grignion de Montfort, incrementaremos os seguintes pontos:1)

A enunciação clara e viva do mistério, procurando seguir o método de Santo Inácio de Loiola da "composição de lugar", recorrendo ao elemento visível e figurativo como grande ajuda para facilitar a concentração do espírito no mistério (n. 29). A fim de dar fundamentação bíblica e maior profundidade à meditação, é útil que a enunciação do mistério seja acompanhada pela proclamação de uma passagem bíblica alusiva, que, segundo as circunstâncias, pode ser mais ou menos longa, para que ouçamos assim a Palavra de Deus, com a eficácia própria da palavra inspirada, que se dirige a cada um de nós (n. 30).2)




O silêncio:


uma pausa silenciosa após a enunciação do mistério para fixar o olhar sobre o mistério meditado, antes de começar a oração vocal (n. 31).3) O Pai-Nosso: elevação do nosso espírito ao Pai Eterno, em cuja intimidade Jesus nos quer introduzir e no qual todos nos tornamos irmãos. O Pai-Nosso é como que o alicerce da meditação cristológico-mariana que se desenrola através da repetição da Ave-Maria (n. 32).4)

A acentuação dada ao nome de JESUS, centro de gravidade da Ave-Maria, dobradiça entre a sua primeira parte e a segunda. "É precisamente pela acentuação dada ao nome de Jesus e ao seu mistério que se caracteriza a recitação expressiva e frutuosa do Rosário". Por isso, seguindo um costume tradicional em alguns países, recomendado também por São Luis Maria Grignion de Montfort para diminuir as distrações da imaginação, procuramos dar realce ao nome de Jesus, acrescentando-lhe uma cláusula invocativa do mistério que se está meditando. "É um louvável costume, sobretudo na recitação pública" (n. 33).


As cláusulas podem variar para cada Ave-Maria, conforme indicamos, ou ser única para todo o mistério; neste caso, repete-se a que está assinalada em negrito. A cláusula será normalmente acrescentada, na oração em particular, após o nome de Jesus. Na oração em público, sugerimos colocá-la antes do nome de Jesus, logo após as palavras "do vosso ventre", para facilitar a resposta da comunidade.5) O Glória ao Pai, a doxologia trinitária, é a meta da contemplação cristã. Ele deve ter uma importância ressaltada no Rosário, já que ele é o apogeu da contemplação. Na recitação pública é aconselhável cantá-lo.


O Glória ao Pai deve ser o ápice da meditação do mistério, elevando-nos ao Paraíso, como no Monte Tabor, antecipando a contemplação futura: "Que bom é estarmos aqui" (Lc 9,33) (n. 34).6) A jaculatória final, "uma oração para obter os frutos específicos da meditação de cada mistério". E o Papa acena para "uma bela oração litúrgica que nos convida a pedir para, através da meditação dos mistérios do Rosário, chegarmos a ‘imitar o que contêm e a alcançar o que prometem’" (Oração da Festa de Nossa Senhora do Rosário, no Missal Romano de São Pio V, conforme a nota da Carta Apostólica) (n. 35).7)


Oração a São José: No espírito da Pia União de São José da Boa Morte, acrescentamos, no final do mistério, a oração a São José pelos agonizantes do dia.8) Pelas almas do Purgatório: Imitando a Liturgia da Igreja e a devoção do Santo Padre o Papa, rezamos, no final de cada mistério, pelos nossos falecidos, implorando da misericórdia de Deus o seu descanso eterno.Na oração pública ou privada, o fiel poderá usar todas ou selecionar uma ou outra entre as várias sugestões para meditar o Rosário, como, por exemplo, escolher um dos modos da enunciação do mistério, rezar ou não a oração a São José e pelas Almas, escolher a seu gosto uma das cláusulas acrescentadas ao nome de Jesus, etc.


Com esse modo de rezar e meditar, o Santo Rosário será verdadeiramente redescoberto e valorizado pela comunidade cristã neste ANO DO ROSÁRIO (n.3 e n. 43).Assim atenderemos ao apelo insistente do Santo Padre o Papa.

Cum Maria contemplemur Christi vultum
Joannes Paulus II
Ipso Rosarii Anno

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, gostaria de mostrar o software dedicado a orações baseadas no Rosário que escrevi, Multirosarium, que permite:

* aprender a rezar o Santo Terço, o Terço da Divina Misericórdia etc.
* meditar os mistérios do Terço utilizando belos ícones
* meditar os mistérios do Terço ouvindo leituras da Bíblia
* contar as orações sem precisar das contas de um Terço físico

Para orar online: http://multirosarium.com